sábado, 4 de dezembro de 2010

32 bits vs 64 bits


Windows 7
Para verificar se o seu windows 7 é de 32 bits ou 64 bits, vamos a iniciar, depois Computer, carregamos no botão do lado direito do rato e depois Properties
bits_w1
Aparecerá de imediato uma janela que nos permite visualizar se o nosso sistema operativo é de 32 bits ou 64 bits. No meu caso é de 64 bits, logo a capacidade para lidar com memória RAM acima dos 3 GB.
w7_bits
Para quem quiser saber mais informações do sistema pode consultar os seguintes artigos:
Linux
No caso do Linux, basta abrirmos o terminal e inserir o seguinte comando:
uname –m
Linux_bits
  • No caso do resultado ser i686, então o nosso sistema operativo é de 32-bits
  • No caso da resposta ser x86_64, então estamos perante um sistema operativo de 64-bits
Para quem quiser informações mais detalhadas, pode sempre usar o comando uname –a, que devolve informação sobre o Kernel, arquitectura do processador
linux_bits2
Mac
No MAC vamos começar pelo processador. Para isso vamos a About This Mac a partir do menu Apple ()e depois carregar em More Info. Abrir a parte do Hardware e em seguida, Processor Name.
mac_bits3
Pela tabela seguinte, podemos verificar que pelo screen anterior estamos perante um processador que suporta apenas 32 bits.
mac_bits2A partir da geração Core 2 Duo em diante, todos os processadores Intel são dotados da arquitectura 64-bit e no MacOsX ele irá automaticamente usufruir desta arquitectura assim que detecte o CPU uma vez que este sistema é híbrido, ou seja, não existem versões especificas 32-bit e outra de 64-bit, portanto usar aplicações 64-bit e 32-bit são possíveis de raiz.
A única coisa que vem desactivada por pré-definição são as extensões e kernel que por motivos de compatibilidade com acessórios e outros programas, correm nativamente a 32-bit, a não ser que o utilizador altere as opções ou durante o boot do Mac pressione as teclas 6 e 4 ao mesmo tempo. Contudo esta ultima opção é desnecessária uma vez que quer a Memoria Ram, quer os programas 64-bit não ficam limitados pelo Kernel e Extensões correrem a 32-bit, ou seja, se tiver 8GB de Memoria Ram, o sistema assim detectará na mesma.
Para verificarem quais as aplicações que correm a 64-bit, basta abrirem as mesmas opções acima descritas (About This Mac / More info) e percorrer a lista “Software” ; “Aplicações” onde irá encontrar todas as informações sobre as aplicações instaladas no seu Mac, indicando a versão das mesmas, ultimas alterações efectuadas, tipo de arquitectura usada (Intel ; PowerPC ; Universal ) e devido binário (32-bit ou 64-bit).
O conhecimento da arquitectura do nosso processador é importante pois assim podemos tirar partido do mesmo. Lembramos que as arquitecturas de 64 bits são normalmente retrocompatíveis com as de 32 bits, mas o contrário já não é verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário